Com receitas de 248,8 milhões de dólares (cerca de 250 milhões de euros) relativas ao terceiro trimestre, a Yahoo! parece ter reforçado a sua solidez financeira, apresentando lucros na ordem dos 28,9 milhões de dólares (cerca de 29 milhões de euros), o que corresponde a 5 cêntimos por acção. Recorde-se que ainda no trimestre homólogo do ano de 2001 a empresa tinha apresentado perdas de 24,2 milhões de dólares (quase 25 milhões de euros).



Os resultados apresentados ultrapassaram as expectativas dos analistas, que tinham previsto a entrega de dividendos de 4 cêntimos por acção. No total, as receitas cresceram 36 por cento em relação ao trimestre anterior.



De acordo com informação da empresa, um terço das receitas foram provenientes de subscrições e listagens no seu serviço de emprego, HotJobs, que foi adquirido no início deste ano por 439 milhões de euros.



As receitas provenientes de subscrições duplicaram em relação aos valores obtidos no ano passado, atingindo agora os 83,1 milhões de dólares. Desta forma a empresa está a conseguir tornar realidade o objectivo estratégico definido há cerca de um ano de tornar a Yahoo! menos dependente das receitas publicitárias.



No trimestre agora em análise, a Yahoo! angariou 500 mil novos subscritores, atingindo assim os 1,5 milhões de clientes de serviços pagos. A maioria é assinante de serviços de acesso à Internet, contas de email premium e serviços de encontros. Os novos serviços recentemente apresentados de jogos online e acesso à Internet em banda larga poderão ajudar a alargar estes números de clientes.



Mostrando o seu optimismo em relação a uma evolução favorável do mercado, os responsáveis financeiros da Yahoo! aumentaram as suas previsões de receitas para o ano de 2003. Considerando que a facturação de 2002 se deverá situar entre os 930 e os 955 milhões de dólares, a Yahoo! espera em 2003 atingir os 1,2 mil milhões de dólares, ultrapassando o máximo alcançado em 2000, um ano muito bem sucedido em termos de receitas publicitárias.



Recorde-se que depois da depressão do mercado das dotcom a Yahoo! apresentou resultados negativos durante seis trimestres consecutivos antes de voltar aos lucros novamente esta Primavera.

Notícias Relacionadas:

2002-10-07 - Yahoo! anuncia instant messaging para empresas

2002-07-11 - Yahoo! com lucro após seis trimestres de perdas consecutivas

2002-04-05 - Yahoo disponibiliza novo serviço pago de jogos online

2002-03-27 - Yahoo! introduz taxa para utilizadores de programas de email POP3

2002-01-24 - Yahoo tenta recuperar desgaste financeiro apostando nos serviços pagos

2001-11-16 - Yahoo! despede funcionários e aposta nos serviços pagos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.