Atingindo as suas previsões, a Nokia, fabricante finlandesa de telemóveis, anunciou que os seus lucros subiram 46 por cento durante o segundo trimestre, apesar de ter registado uma descida de seis por cento nas vendas.



Assim, entre o período de Abril a Junho, a Nokia ganhou 862 milhões de euros, contra os 589 milhões de euros que obteve de lucro no segundo trimestre de 2001. Os seus lucros pro forma - excluindo amortizações e despesas não periódicas - subiram para 19 cêntimos por acção em comparação com os 17 cêntimos verificados no ano passado. Os resultados mais recentes situaram-se acima da previsão que apontava para 18 cêntimos por acção.



As vendas líquidas desceram seis por cento, para os 6,93 mil milhões de euros, tendo em conta os 7,34 mil milhões de euros obtidos no mesmo período do ano anterior. E, apesar de as receitas terem baixado, a Nokia afirmou que as vendas globais de telemóveis cresceram 12 por cento, tendo sido comercializadas 36 milhões de unidades durante esse período.



A companhia afirmou que a sua quota de mercado nas vendas globais de telemóveis cresceu para os 38 por cento no último trimestre e que prevê que a sua fatia do mercado para o ano inteiro aumente em relação aos 37 por cento registados no ano passado. Contudo, os responsáveis da fabricante finlandesa avisaram que prevêem um declínio anual nas vendas da sua unidade de redes de telecomunicações para este ano.



Os seus lucros líquidos subiram 10 por cento durante a primeira metade de 2002, situando-se em 1,7 mil milhões de euros, em comparação com o montante de 1,17 mil milhões de euros contabilizados há um ano. A Nokia, que pretende lançar 30 novos modelos de telemóveis ainda este ano, dez dos quais possuíndo um ecrã a cores, previu que irá obter no segundo semestre do ano um crescimento entre três a dez por cento nas vendas, comparando com uma estimativa anterior que apontava para uma subida de dez por cento.



A Nokia espera agora que sejam comercializados no total apenas 400 milhões de telemóveis em todo o mundo durante este ano, um número inferior a uma previsão anterior das vendas da indústria que apontavam para 420 milhões de unidades vendidas. Esta nova meta corresponde à da sua principal concorrente, a Motorola e representa o segundo ano consecutivo de um crescimento nulo das vendas. Em relação ao terceiro trimestre, a Nokia aponta para lucros por acção entre os 15 e os 17 cêntimos e vendas líquidas entre os 7,2 e os 7,6 mil milhões de euros.



A empresa afirmou ainda que não acredita que o início da comercialização de telemóveis 3G ocorra antes do ínicio de 2003. Anteriormente tinha afirmado que iria começar a vender as primeiras unidades a partir do terceiro trimestre deste ano, com o fornecimento volume a partir do quarto trimestre.




Notícias Relacionadas:

2002-07-17 - Motorola, Intel e Apple divulgam resultados trimestrais

2002-06-12 - Nokia reduz estimativas de resultados financeiros para o segundo trimestre

2002-01-24 - Vendas da Nokia no quarto trimestre quebram 5 por cento

2001-11-27 - Nokia mostra-se optimista nas previsões para o próximo ano

2001-10-19 - Microsoft e Nokia apresentam quebras nos lucros

2001-03-15 - Resultados da Nokia vão crescer

2000-10-23 - Resultados do 3ºtrimestre afastam Nokia da concorrência

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.