No período de três meses findo a 1 de Março a Palm apresentou resultados de 2,9 milhões de dólares (aproximadamente 3,3 milhões de euros). Em período homólogo do ano passado, a fabricante de computadores de bolso apresentava perdas liquidas de 1,9 milhões de dólares (2,1 milhões de euros).



Excluindo acções isoladas e despesas de reestruturação, a empresa apresentou uma perda de 14 milhões de dólares (15,9 milhões de euros), ou dois cêntimos de dólar por acção, comparativamente ao lucro de 9,3 milhões de dólares (10,5 milhões de euros), ou dois cêntimos por acção, conseguido em igual período de 2001.



A empresa indica que as receitas trimestrais totalizaram 292,7 milhões de dólares (332,5 milhões de euros), baixando 38 por cento face aos 470,8 milhões de dólares (534,9 milhões de euros) obtidos em trimestre idêntico do ano passado.



Segundo a Associated Press, citando um estudo da Thomson Financial/First Call, Wall Street esperava que a empresa reportasse perdas trimestrais na ordem dos 4 cêntimos de dólar por acção ou 253,6 mil milhões de dólares (288 mil milhões de euros).



A Palm permanece o principal fornecedor de PDAs e do sistema operativo integrado nos mesmos, mas nos últimos tempos tem lutado para regressar ao lucro depois de ter sofrido graves perdas com o abrandamento da economia.



O plano de recuperação da empresa incluiu renovação da gestão de topo, cortes nas despesas, novos objectivos no lançamento de produtos e um plano para o spin off, no fim de 2003, da PalmSource, o grupo de soluções de plataforma da empresa. Esta unidade, responsável pelo desenvolvimento e licenciamento do sistema operativo para PDAs, reportou receitas de 19,5 milhões de dólares (22,1 milhões de euros) para o terceiro trimestre.



Em conferência com analistas, Eric Benhamou, presidente executico da Palm, afirmou que a empresa está empenhada em crescer e chegar ao lucro durante este trimestre.



Notícias Relacionadas:

2002-01-21 - Palm completa processo de separação da sua unidade de software

2001-11-12 - Palm avança com spinoff durante o próximo ano

2001-07-30 - Palm cria subsidiária para explorar o seu sistema operativo