Operadoras móveis em aliança
A Telefónica Móviles, T-Mobile International e TIM (Telecom Italia Mobile) anunciaram em Maio um acordo de aliança estratégica de forma a oferecer aos seus clientes em todos os países onde actuam produtos e serviços comuns, reforçando desta forma a sua capacidade de concorrer em mercados internacionais.


A aliança é claramente um movimento de defesa contra a hegemonia atingida pela Vodafone, a maior operadora global no mercado móvel, e pretende desenvolver soluções unificadas, criando o maior mercado potencial do mundo, graças ao seu parque de clientes de cerca de 162 milhões de assinantes espalhados por 25 países pertencentes a três continentes. Os primeiros serviços conjuntos foram lançados já em Agosto, mas as empresas prometem continuar a desenvolver esta iniciativa.


Embora a Portugal Telecom seja parceira da Telefónica no mercado sul americano, não participa nesta aliança das "três T", embora representantes da empresa portuguesa tenham afirmado que se mantêm atentos a oportunidades semelhantes.


Este movimento das grandes operadoras foi já em Outubro seguido por nove empresas móveis de menor dimensão, que se juntaram com objectivos semelhantes. Esta associação pretende obter benefícios a nível de aquisição de equipamento e ainda na gestão de acordos de roaming, contrariando ao mesmo tempo o domínio de empresas como a Vodafone, a maior operadora global de telecomunicações, e ainda a chamada aliança dos três "T".


2003-04-08 - Operadoras móveis aliam-se para fornecer oferta unificada de produtos e serviços

2003-08-01 - Aliança entre operadoras móveis europeias anuncia primeiros serviços

2003-10-03 - Operadores europeus móveis de menor dimensão formam aliança

Voltar ao texto principal
2003 - O ano da espera