Este ano Portugal apresentou um número recorde de startups presentes no Web Summit. O programa Road 2 Web Summit atribuiu dois prémios, um no valor de 15 mil euros à startup mais promissora e aquela que teve o melhor desempenho no bootcamp e conferência, num total de 5 mil euros atribuídos pela Startup Portugal. Os vencedores foram anunciados por António Dias Martins, CEO da Startup Portugal em conferência de imprensa.
As empresas selecionadas para o Road 2 Web Summit recebem um desconto imediato de 50% no valor do pacote ALPHA ou BETA da Web Summit, que inclui um espaço físico exclusivo no evento e a participação nas competições Web Summit PITCH e Startup Showcase, entre outros.
António Dias Martins diz que teve a sua edição mais participada, representando bem o país. As startups angariam 37 milhões de euros, mais 13 milhões que o ano passado. Já abordaram no passado investidores e já fizeram o seu percursso e estão capacitadas para este Web Summit. Tiveram num bootcamp, estiveram em incubadoras e tiveram com mentores. “Chegaram ao evento com todo o entusiasmo e percurso proporcionados pelos parceiros que ajudam no programa, como a Galp".
A startup vencedora foi a Framedrop, uma ferramenta para otimizar o workflow e os processos dos trabalhadores. Estão a trabalhar com grupos de imprensa e pretendem ajudar nos processos. Transformam vídeos longos em pequenos através de IA, ajudando a preparar vídeos mais pequenos para as redes sociais. Já trabalham no Reino Unido e Estados Unidos.
A ferramenta cria legendas automaticamente, detetando quando está em português (de Portugal ou Brasil) e outras línguas. Também faz cortes automáticos em diferentes formatos para para publicar nas redes sociais. Tem um sistema de subscrição para o público em geral, mas está a trabalhar atualmente no formato B2B. O seu novo produto são algoritmos específicos para criar artigos relativos aos melhores momentos do vídeo.
O outro prémio foi atribuído à Deeploy, selecionada como a startup com melhor desempenho no Bootcamp de Lisboa e Porto e durante a Web Summit.
Em entrevista ao SAPO TEK, Mário Taroca, cofundador da Framedrop, disse que veio da Covilhã em 2015 e no ano seguinte, quando o Web Summit chegou a Lisboa alistou-se como voluntário. "Desde sempre tenho vindo a participar, primeiro como voluntário, depois como fundador de uma startup, até ganhar agora um prémio". Refere que o "bichinho" de criar tecnologia já existia antes, mas o Web Summit veio dar a inspiração necessária para avançar com a sua solução.
O Framedrop nasce de uma ideia original do outro cofundador da startup, João Diogo, começa uns meses antes a criar o primeiro algoritmo. Os dois conheceram-se na universidade há mais de 10 anos, mas recebeu um telefonema do colega com o desejo de levar a solução para o mercado. Juntaram-se em 2022 e desde então estão a trabalhar no projeto a tempo inteiro. A startup levantou uma ronda de investimento de 1,1 milhões de euros, com vários investidores, entre eles o Banco Português de Fomento e ainda um dos Estados Unidos.
A inteligência artificial é utilizada para transformar vídeo longo em curto, uma ideia que surgiu inicialmente no gaming, quando João Diogo jogava Call of Duty Warzone e desejava registar automaticamente os melhores momentos. A ferramenta ainda mantém essa ligação ao gaming, suportando diferentes títulos (Apex Legends, Rocket League, Valorant e outros, mas depois expandido aos podcasts, conferências, entrevistas e vídeo, estando agora a especializar-se na indústria da imprensa. A ferramenta permite conectar-se à Twitch e durante o streaming, e em tempo real encontrar os melhores momentos e registá-los. O serviço tem uma subscrição mensal a começar nos 15 dólares.
Veja na galeria imagens do Web Summit 2024:
O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e pode seguir todas as notícias no dossier especial Web Summit 2024 e partilhar também as suas impressões ou novidades com a redação através do email geral@tek.sapo.pt. O SAPO é media partner e pode ver também aqui as transmissões do palco principal, em streaming.
Acompanhe a transmissão do Web Summit em direto:
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Nova app Aerodocs promete organizar e proteger documentos no Android -
Site do dia
1in1million.com: Teste a sorte no pedra-papel-tesoura e torne-se uma lenda -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários