O programa Road 2 Web Summit começou em 2016 e este ano teve um número recorde de startups a participar, com 100 empresas escolhidas para estarem na edição de 2022 da conferência, selecionadas de entre 200 candidaturas.

Em conferência de imprensa, António Dias Martins, CEO da Startup Portugal destaca que este é um programa muito importante para o ecossistema de startups em Portugal e que começa muito antes do próprio Web Summit, com bootcamps, encontros e promoção de contactos com outras startups e unicórnios.

O grupo escolhido este ano para representar Portugal no Web Summit "é muito diversificado", com representantes de todo o país, e o executivo destacou ainda que, em conjunto, estas empresas "já juntarem mais de 11 milhões de euros o que é significativo". 

A diversidade faz-se pelas áreas de atuação das startups, com foco em AI, Fintech e Medtech & Pharma, mas também pela origem. Segundo os dados partilhados, 45% são de Lisboa e mais de metade representam projetos de outras áreas do país, algumas já com mais de uma dezena de funcionários, sendo que há projetos que já levantaram mais de 2 milhões de euros e outros que ainda procuram o financiamento inicial.

Em conferência de imprensa foram anunciados os dois vencedores da edição de 2022, que conta com o apoio da Galp Upcoming Energies para a entrega de  20 mil euros, distribuídos entre a startup mais promissora e a que tem o melhor desempenho no bootcamp e na conferência.

Os vencedores deste ano são a Musiversal, que se destacou como a mais promissora e esta centrada na plataforma que pretende permitir que os criadores de música produzam as suas obras com músicos de de todo o mundo, através de transmissão ao vivo. A empresa vai receber um prémio de 15 mil euros.

Um segundo prémio vai ser entregue à Windcredible, que criou micro geradores eólicos idealizados para aplicações urbanas, industriais e rurais, que venceu o prémio de startup com melhor desempenho no Bootcamp, no valor de 5 mil euros.

"Todos os vencedores estão de parabéns", destacou ainda Ricardo Lima, responsável pelo programa de startups do Web Summit que acompanha o programa desede 2016, lembrando que para além da oportunidade de estarem nesta edição da cimeira, as 100 empresas que participaram no Road 2 Web Summit vão poder estar ainda nos eventos internacionais, no Rio mas também no Collision e no Rise, o que é uma oportunidade de internacionalização do negócio.

Veja a lista completa dos participantes de 2022

Recorde-se que, na edição de 2021 do Web Summit, a empresa com melhor performance neste percurso de formação e mentoria foi a Cre-mar, que recebeu um prémio de cinco mil euros. A empresa tem como objetivo simplificar serviços de cremação e tem também uma oferta que permite transformar cinzas em diamantes.

O SAPO TEK está a acompanhar toda a edição do Web Summit em direto até dia 4 de novembro. Siga todas as notícias aqui, acompanhando também a transmissão em direto no palco principal.

Veja ainda algumas das principais imagens que a equipa do SAPO TEK vai recolhendo por dentro do Web Summit

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 11h55

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.