O debate volta a estar lançado: ameaça ou sinais da evolução? A automação, a computação e a robotização são os três factores que colocam 35% da população ativa do Reino Unido em risco. Risco de perderem o emprego nos próximos 20 anos.
De acordo com um estudo realizado pela consultora Deloitte em parceria com a Universidade de Oxford, os trabalhos com menor remuneração têm cinco vezes mais hipóteses de desaparecerem em comparação com os trabalhos que são bem remunerados – acima das 100 mil libras, cerca de 127 mil euros.
Postos de trabalhos de “escritório” e de apoio administrativo, de vendas e serviços, de transporte, de construção, de extração e de linhas de produção são os que têm um maior risco de desaparecimento face à crescente evolução tecnológica.
Já os postos de trabalho nas áreas de gestão avançada, serviços financeiros, computação, engenharia, ciência, educação, serviços legais, arte, meios de comunicação e saúde apresentam um baixo risco ou risco nulo de desaparecimento em prol de computadores e robots.
E é aqui que reside o segredo para evitar o insucesso a médio-longo prazo: a Deloitte diz que as pessoas devem apostar em formações mais digitais, relacionadas com a gestão e com as habilidades criativas em vez de apostar no suporte de serviços ou em tarefas repetitivas.
Um dos investigadores do estudo agora tornado público, Angus Knowles-Cutler, admite em comunicado que estes números têm tanto de desafiante como de oportunidade – se por um lado pode impulsionar o desemprego “humano”, por outro pode estar a potenciar novas áreas de negócio, novas oportunidades de trabalho melhor remuneradas e maior produtividade em alguns serviços.
O segredo estará, diz Angus Knowles-Cutler, na capacidade que os Governos, educadores e agentes de peso na economia terão em saber adaptar-se à nova realidade. Caso o acompanhamento não seja feito de forma adequada, então aí as economias terão de enfrentar um cenário de desemprego agravado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
App Flying Calmy quer ajudar os mais receosos a lidarem com voos turbulentos -
Site do dia
Pare dois minutos para respirar com a ajuda deste website -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários