A Roxio decidiu vender o seu negócio de software à Sonic Solutions e apostar unicamente no sector da música online. A empresa anunciou, ao mesmo tempo, que abdicou do nome com que tem operado no mercado para adoptar a denominação geral como Napster.



Mediante o acordo de venda, a Sonic Solutions concordou em pagar 80 milhões de dólares pelas aplicações de edição e gravação de CDs e DVDs da Roxio, 70 milhões em dinheiro e 10 milhões em acções.



Está previsto que o negócio se conclua durante o último trimestre deste ano A Sonic afirmou que irá manter a marca Roxio e a maioria dos funcionários da unidade de software.



"Com a conclusão da transacção, o Napster irá emergir como um bem posicionado pure-play no crescente sector da música digital com uma melhorada folha de balanço que irá suportar os nossos planos de crescimento", considera Chris Gorog, presidente do conselho de administração e director executivo da Roxio no comunicado oficial onde se anuncia a transacção.



Há dois anos atrás, a Roxio transformou o Napster, que um dia foi um serviço online de troca ilegal de ficheiros de música, numa plataforma legal de subscrição paga, estabelecendo acordos com as principais editoras discográficas para licenciar os conteúdos que protegem.



Actualmente, o Napster está muito aquém dos resultados obtidos pelos seus principais rivais. Até meados de Junho, a Roxio indicou que o serviço vendeu cerca de 10 milhões de músicas, enquanto a iTunes Music Store da Apple superou os 100 milhões em Julho. Em termos de número de subscritores, o Rhapsody da RealNetworks também consegue levar a melhor sobre o Napster.



Notícias Relacionadas:

2004-07-12 - iTunes ultrapassa os 100 milhões de músicas vendidas

2003-02-26 - Roxio pretende relançar Napster como serviço legal ainda este ano

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.