Nos últimos dias têm sido várias as notícias publicadas que dão como certo o lançamento do GPhone na próxima semana nos Estados Unidos e na Europa. Diversos blogs e sites de informação têm revelado alguns detalhes acerca da nova aposta da Google, apesar da empresa norte-americana ainda não ter avançado com um comunicado oficial quanto à disponibilização do produto.



Mesmo assim, e de acordo com as especulações que têm vindo a público, espera-se que a empresa norte-americana desvende na próxima semana todos os detalhes acerca deste investimento milionário que deverá concorrer com o iPhone da Apple e que pode ser um telemóvel, mas não só.



O blog Engaget avançou com uma notícia baseada em informações cedidas por fontes próximas à Google que davam como confirmada a notícia avançada no blog da empresa em Março deste ano. O post indicava o lançamento de um produto baseado em Linx que custaria cerca de 100 dólares. No mesmo texto é ainda referido que o termo GPhone poderá não estar relacionado unicamente com um telemóvel de baixo custo mas sim com vários equipamentos móveis.



Os ainda desconhecidos GPhones deverão ser equipados com as tecnologias e aplicações fornecidas pela Google, entre os quais o serviço de mapas, a suite Docs e o serviço Gmail.



De entre as especulações avançadas na última semana, algumas dão como certa uma parceria da Google com empresas como a Samsung ou a HTC para o fabrico dos dispositivos móveis. O blog CrunchGear refere que o modelo HTC/Google terá o GoogleTalk incorporado permitindo aos utilizadores a realização de chamadas VoIP gratuitamente.



Por outro lado, o Wall Street Journal avança que a Google já mostrou o protótipo do telemóvel a várias operadoras norte-americanas, entre as quais a AT&T, T-Mobile e à Verizon Wireless.



Independentemente da veracidade das notícias avançadas, a realidade é que a dúvida persiste e há até quem já tenha arriscado perguntar se o termo GPhone poderá estar relacionado não com um telemóvel mas sim com um sistema operativo para equipamentos portáteis que concorra com o Windows Mobile ou o Symbian.



Por enquanto, e dada a incerteza que paira em torno do GPhone, resta esperar até à próxima semana para que a Google desvende o posicionamento do produto no mercado móvel mundial.




Notícias Relacionadas:

2007-08-06 - Google quer lançar telemóvel no próximo ano