A Samsung apresentou hoje a sua linha de televisores 3D, apostando numa grande variedade de modelos e tecnologias, desde LCD a LED e Plasma, e em preços competitivos, com valores a partir de 1.400 euros para a entrada de gama. As expectativas de vendas da empresa para Portugal são elevadas, estimando Filipe Carvalheiro, responsável pela divisão de consumo, que até ao final do ano o 3D represente 10% das vendas de televisores.

"A expectativa é elevada para estes produtos, considerando o sucesso de vendas de TV em 2009 e a adesão dos utilizadores ao cinema 3D", adiantou este responsável em conferência de imprensa.

Tal como o TeK já tinha escrito na semana passada, numa montra dedicada aos televisores 3D, a Samsung vai conseguir ser a primeira empresa a colocar a tecnologia à venda nas lojas, apesar da LG já estar a fazer demonstrações e a Panasonic seguir de perto, com o lançamento de modelos plasma 3D agendado para Abril.

O preço dos televisores 3D vai variar entre 1.400 e pouco mais de 3 mil euros, dependendo do modelo escolhido, sendo o topo de gama um 3D LED da série 9000, que só chega ao mercado em Junho. A oferta abrange LCDs, LEDs e Plasma, com dimensões a partir de 40 polegadas e até às 65 polegadas.

A Samsung vai ter três tipos de opções de óculos activos para visualização dos conteúdos - recarregáveis, com bateria e um modelo infantil -, com preços a rondar os 100 euros, mas para já não estão definidos pacotes de venda em conjunto, uma questão que não está porém afastada.

Os conteúdos em três dimensões são ainda a grande limitação prevista para esta tecnologia. Já existem alguns filmes 3D mas as emissões do primeiro canal de televisão com tecnologia 3D só devem iniciar-se em Abril, e ainda não há acordos para a transmissão em Portugal.

Os utilizadores podem no entanto ter uma experiência com os televisores 3D, nos canais normais, através do sistema de upscalling que a Samsung introduziu nos seus televisores e que permite a conversão em tempo real da imagem, sendo possível fazer a configuração da profundidade.