Começou mais um episódio da saga que vem opondo a Apple e a Samsung em sucessivas batalhas legais relativamente a patentes tecnológicas de smartphones e tablets, desta feita nos Países Baixos.

Um mês depois de a fabricante coreana ter visto as vendas de smartphones Galaxy suspensas na Holanda, volta ao tribunal para pedir impedir a comercialização dos dispositivos móveis da concorrente.

O processo foi intentado esta segunda-feira e solicita o bloqueio das vendas de iPhones e iPads, invocando que a Apple não tem licenças paras as tecnologias 3G que usa nos dispositivos, avança a Associated Press.

A Apple "nunca se deu ao trabalho de perguntar sobre licenças" antes de começar a vender iPhones com suporte para 3G, que recorrem à norma UMTS (Universal Mobile Telecommunications Standard), invocou o advogado da Samsung, perante o juiz do tribunal cível.

O representante legal da Apple afirma que a Samsung está a invocar as patentes para "fazer a Apple refém", depois a fabricante do iPhone ter acusado a concorrente de copiar o design do iPhone e do iPad com a linha de produtos Galaxy.

O responsável, citado pela agência internacional, afirmou que o intuito da concorrente é apenas o de prejudicar a Apple porque esta "ousou tomar medidas contra a estratégia de cópia da Samsung" e pediu ao juiz que não atendesse ao pedido, alegando que "as patentes envolvidas não foram desenvolvidas para serem usadas como arma contra a Apple".

A empresa defendeu ainda que o facto de o UMTS ter sido adotado pela indústria como norma comum para as telecomunicações móveis, coloca a Samsung perante uma obrigação legal de disponibilizar licenças para as patentes oferecendo condições que sejam "justas, razoáveis e não discriminatórias". A fabricante diz-se disposta a chegar a acordo, mas acusa a concorrente de ter pedido um valor "exorbitante" nas primeiras tentativas de negociações.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.