No julgamento em curso nos Estados Unidos Apple e Samsung apresentam argumentos que sustentem as respetivas posições e que justifiquem a já longa batalha judicial que tem envolvido as duas empresas.



A Apple alega que a Samsung copia os seus produtos e esta defende-se acusando a rival de também violar a sua propriedade intelectual. A troca de acusações transformou-se em processos judiciais em vários países e nos Estados Unidos culminou num julgamento que tem servido para revelar informação das duas empresas e alguns dados curiosos.



Foi apresentado como prova no processo um estudo realizado em 2010 que ajuda a deitar por terra alguns dos argumentos da Apple no caso, mostrando que os consumidores sabem diferenciar os produtos das duas empresas. Que têm como principal interesse garantir acesso às tecnologias mais recentes e que o facto de serem obrigados a mudar de operador, para garantir acesso a um produto, pode fazê-los optar pela concorrência.



A pesquisa foi encomendada pela Apple em 2010 (visa apenas o mercado norte-americano) e divulgada internamente na empresa no início do ano passado. Ontem foi apresentada como prova pela Samsung, conforme relata a C|Net.



A pesquisa indica que 48% dos consumidores compraram um equipamento Android, sistema operativo usado pela Samsung nas linhas Galaxy, para poderem permanecer com o mesmo operador móvel e não ter de mudar. Recorde-se que a Apple apostou primeiro numa parceria com um único operador móvel norte-americano e só mais tarde mudou de estratégia.



Os dados do mesmo estudo mostram ainda que 36% dos consumidores optaram por Android na hora de escolher um smartphone por confiar na marca Google e 26% porque queriam assegurar uma melhor integração com os serviços da gigante de Internet.



Já 30% sublinharam que preferiam ecrãs grandes e que o facto dos dispositivos Android fazerem essa aposta ajudou-os a decidir, enquanto 26% dizem que simplesmente escolheram o equipamento que lhe pareceu mais inovador no momento da compra.



Com a apresentação do estudo a Samsung quer provar que as prioridades e razões dos consumidores estão ligados a fatores que não a semelhança entre os modelos das duas fabricantes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira