A Samsung vai vender a sua unidade de discos rígidos à Seagate, uma empresa especializada na produção de dispositivos de armazenamento de dados na qual a sul-coreana passará a deter 10 por cento das acções. O negócio vem também aprofundar as colaborações entre as empresas.

A transacção envolve o pagamento de 1,38 mil milhões de dólares (cerca de 964 milhões de euros), em dinheiro e acções, avançam hoje as agências noticiosas internacionais, com base na informação veiculada pelas empresas.

O negócio, que as empresas esperam concluir no final deste ano, aguarda agora aprovação por parte dos reguladores do mercado.
Os termos do acordo incluem também o alargamento do contrato de licenciamento cruzado de patentes e de desenvolvimento conjunto de produtos para armazenamento de dados dedicado ao sector empresarial.

A Samsung passará a fornecer os chips para os discos rígidos da Seagate, enquanto a fabricante de discos será responsável pelas unidades de memória a incluir nos portáteis, notebooks e dispositivos de electrónica de consumo.

A fabricante sul-coreana assegura ainda o direito a nomear um representante no Conselho de Administração da Seagate.