A Panasonic está interessada numa fusão com a Sanyo. As duas empresas estão em conversações e, segundo a agência Kyodo, já terão chegado a um acordo preliminar que tornará a Sanyo numa subsidiária da Panasonic já na próxima Primavera.

Uma fonte da agência explica que o resultado das conversações será anunciado mais para o final desta semana, assim como o valor financeiro associado à proposta.

Ao que tudo indica, a Panasonic considera a compra da Sanyo através da aquisição das partes detidas por três das principais entidades de crédito mundial: Goldman Sachs, Sumitomo Mitsui Banking e Daiwa Securities SMBC. As três detêm uma fatia de 430 milhões de acções - o equivale a cerca de 4,72 mil milhões de euros -, o que representa 70 por cento da empresa.

A mesma agência noticiosa explica que as duas empresas acordaram que a gestão da Sanyo manter-se-á independente, assim como o nome das marcas: ambas continuarão ter espaço no mercado.

Outra notícia positiva, principalmente nos dias que correm, é que a equipa de 100 mnil funcionários da Sanyo continurão a ver o seu emprego assegurado em caso de fusão.

Com o negócio, a Panasonic assegurará o domínio do mercado mundial de baterias de iões de lítio e acrescentará a esse negócio o de células fotoeléctricas da Sanyo. Os dois grupos combinados darão origem a uma empresa responsável por receitas na ordem dos 111,75 mil milhões de dólares anuais, rivalizando com a Hitachi, cujas receitas anuais ascendem aos 114,09 mil milhões de dólares.