
A estratégia da SAP para as bases de dados vai ganhar novos "argumentos" até 2015. A gigante do software empresarial assume que quer "roubar" a liderança do mercado, que pertence à Oracle, com a aposta numa estrutura unificada de gestão da informação em tempo real, assente na plataforma HANA e nas soluções da Sybase.
No momento em que comemora os seus 40 anos de existência, a SAP diz querer revolucionar o setor com a sua estratégia, que Vishal Sikka, CTO e membro do conselho de administração, classifica como "uma aposta sem precedentes nestas quatro décadas de inovação", referiu, citado pela Imprensa internacional.
A aposta nas bases de dados por parte da multinacional alemã é conhecida há algum tempo, como mostrou Paulo Carvalho, diretor geral da subsidiária portuguesa, em entrevista ao TeK realizada no último SAPPHIRE.
Os planos para assumir a liderança passam pela combinação da base de dados com tecnología in-memory HANA e das soluções da Sybase, como a ASE (Adaptive Server Enterprise), que permite aceder à informação armazenada a partir de qualquer dispositivo, nomeadamente equipamentos móveis.
Segundo a SAP, a HANA é capaz de tornar 100.000 vezes mais rápido o acesso à informação, ao mesmo tempo que simplifica níveis de complexidade e oferece "funcionalidades sem precedentes" na área de Big Data e de analítica, assim como suporte para cloud computing e mobilidade.
Além da HANA e da SAP Sybase ASE, o "calendário" de lançamentos agora divulgado inclui as soluções SAP Sybase SQL Anywhere, SAP Sybase PowerDesigner e a integração com a plataforma Hadoop.
Foi também anunciado o lançamento de dois fundos de capital de risco, de 155 milhões de dólares e de 337 milhões de dólares, que pretendem facilitar a adoção da nova plataforma SAP para a gestão da informação. Com as medidas apresentadas a intenção é que "em 2015 a SAP seja líder de mercado".
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Patrícia Calé
Nota da Redação: Foi corrigida uma troca de letras numa das referências feitas à tecnologia HANA
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dune: Awakening é o jogo de sobrevivência com ADN português -
App do dia
Pit Cat põe a sua mente (e pontaria) à prova com 100 níveis cheios de desafios -
Site do dia
GraphFast é uma plataforma minimalista e gratuita para quem precisa de criar gráficos apelativos -
How to TEK
Como ligar o mostrador de velocidade do automóvel na app do Google Maps em Android Auto
Comentários