A SAP fechou as contas de 2021 e mostrou que vai iniciar a completar uma nova aquisição, de uma companhia especialista em soluções de gestão de capital circulante e crédito a empresas, a Taulia. A operação, que vai visar uma participação maioritária no capital da fintech, pretende alargar o portfólio de soluções SAP para as direções financeiras das empresas, refere a fabricante alemã de software.
“As difíceis condições económicas e as perturbações verificadas nas cadeias de abastecimento aumentaram significativamente a procura pelo pagamento antecipado, pelo que o mercado de gestão de capital circulante tem registado um forte crescimento”, reconhece a SAP numa nota de imprensa.
A Taulia vai continuar a operar como empresa independente e com marca própria, o que significa que vai continuar a fazer chegar soluções ao mercado sem qualquer ligação à SAP.
No entanto, hoje mais de 80% da base de clientes da empresa utiliza o ERP da SAP, um número que foi tido em em conta na operação e que a SAP quer potenciar, prometendo fazer das soluções da Taulia a “oferta nuclear de gestão de capital circulante da SAP”.
No universo de soluções da Taulia destacam-se as soluções de financiamento, asseguradas por parceiros como a JP Morgan (que é também acionista da empresa e continuará a ser), UniCredit, entre outros. A SAP já disse que tem intenção de convidar outras instituições financeiras para gerirem o capital circulante dos seus clientes na plataforma.
A fabricante referiu também que esta é uma área onde tem planos para continuar a apostar, incorporando nas suas soluções e plataformas, “uma crescente gama de serviços financeiros para bancos e companhias de seguros”.
Na semana passada a SAP anunciou também os resultados financeiros, impulsionados pela performance dos serviços de cloud, que têm sido uma das grandes apostas da empresa. As receitas da SAP avançaram para 7,9 mil milhões de euros nos últimos três meses de 2021 e fixaram-se nos 27,8 mil milhões de euros no ano completo, crescendo 2% face a 2020.
Os serviços cloud asseguraram mais de 9,4 mil milhões de euros em receitas, num crescimento de 17% face ao ano anterior. Os lucros operacionais no ano em análise fixaram-se nos 8,2 mil milhões de euros. À luz das normas IFRS caíram 30%, para os 4,7 mil milhões.
Em comunicado, a SAP destacou os bons resultados nos serviços cloud, sublinhando que "cada vez mais empresas estão a escolher a SAP para as ajudar a transformar os seus negócios, construir cadeias de fornecimento resilientes e tornar-se empresas sustentáveis à medida que se deslocam para a nuvem”, indicava a CEO Christian Klein. A nova oferta Rise, que chegou ao mercado português há quase um ano, tem sido um dos impulsionadores de crescimento da empresa nesta área, assumiu também a SAP.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
App do dia
Shadow Fight 4: Arena oferece partidas intensas em combates contra outros jogadores -
Site do dia
Sabe quais as melhores opções para escolher videojogos para os seus filhos? -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários