A SAP Portugal vai deixar de existir enquanto estrutura de negócio independente e, juntamente com a subsidiária espanhola, passará a integrar a nova unidade estratégica de mercado SAP Ibéria, uma das nove que passam a compor a região EMEA no âmbito de uma reorganização da companhia alemã.



A nova unidade ibérica vai ser coordenada por José Velázquez, antigo director geral da SAP Espanha, enquanto José Joaquim Jesus abandona a liderança portuguesa para se tornar vice-presidente de vendas na EMEA. Em conferência de imprensa, os responsáveis garantiram que este é um movimento para crescer e negam futuras reduções de pessoal ou cortes de custos, assegurando que as estruturas locais de apoio ao cliente também se vão manter inalteradas.



"O nossa decisão tem como objectivo permitir um crescimento mais rápido da companhia e não o contrário", sublinhou Ferri Abolhassan, COO para a região EMEA. O mesmo responsável explicou que a SAP está num bom momento, que o grupo alemão pretende potenciar para aumentar receitas e ganhar quota de mercado.



Manter-se-ão áreas de aposta da nova unidade ibérica as utilities, as finanças, a saúde e a Administração Pública. PMEs e grandes empresas continuam a merecer estruturas de apoio diferenciadas, que em Portugal serão coordenadas por Luis Urmal (PMEs) e João Matos (responsável pela área de grandes empresas e director ibérico de vendas) .



A nova estrutura deverá estar a funcionar a 100 por cento até Junho deste ano. Portugal cede à Ibéria uma base de 1.300 clientes, onde se incluem 80 das 100 maiores empresas nacionais e um portfólio importante de pequenas e médias empresas.



No âmbito desta reorganização, a SAP já tinha anunciado a constituição de unidades estratégicas para outras áreas da EMEA, nomeadamente nas regiões Norte, Oeste, Este e Sul.



Recorde-se que já este ano também a Oracle, uma das principais concorrentes da SAP no mercado de software empresarial, anunciou uma reorganização estratégica que da mesma forma retirou poder à estrutura nacional para concentrar em Espanha a sede de decisão Ibérica.



Também a Oracle garante a manutenção da aposta no mercado português sobretudo no segmento das PMEs onde tem vindo a anunciar várias iniciativas.



Notícias Relacionadas:

2006-03-02 - Oracle reforça rede de parceiros para segmento de PMEs