A SAP decidiu reestruturar a sua organização a nível mundial. O negócio da gigante alemã passa a estar dividido em quatro grandes áreas, numa estratégia destinada a oferecer mais "inovação e valor" aos clientes. O português José Duarte ficará responsável por uma das unidades.

José Duarte foi um dos fundadores da SAP em Portugal no ano de 1993 e tem assumido responsabilidades de gestão e dinamização da empresa, sucessivamente como responsável da SAP em Portugal e Espanha, responsável pela Europa do Sul, Presidente para a América Latina e, desde 2008, presidente para a Europa, Médio Oriente, África e Índia.

Com a reestruturação agora anunciada, o gestor português é nomeado presidente dos "Global Services", que agrupa os serviços de consultoria, formação, desenvolvimento, manutenção e implementação de soluções.

A equipa terá como missão "conseguir que os clientes obtenham o máximo valor dos seus investimentos SAP ao longo do seu ciclo de vida, garantir o apoio às soluções e a transferência de conhecimentos para o ecosistema SAP, e lançar novos produtos no mercado assegurando o sucesso das primeiras implementações", refere-se num comunicado.

"Global Ecosystem & Channels", "Global Sales" e "Global Solutions Go-to-Market" são as outras três grandes novas áreas de negócio criadas. Os líderes destas unidades reportam directamente a Bill McDermott, co-CEO da SAP.

"Estamos a realinhar e simplificar a nossa organização global sob a liderança de responsáveis com excelentes provas dadas, para nos focalizarmos em trazer inovação e valor de negócio aos nossos clientes, com o nosso ecosistema, sempre em expansão, como uma força multiplicadora do nosso crescimento".