O grupo SCO perdeu mais uma batalha na guerra pela defesa dos direitos de propriedade intelectual sobre o Linux. A empresa, que processou a Novell em 2004, foi agora obrigada por um tribunal norte americano a pagar à sua oponente mais de 2,5 milhões de dólares de direitos sobre o sistema operativo.

O juiz considerou que a SCO tinha beneficiado de forma injusta das suas alegações sobre direitos de propriedade intelectual da Novell, uma decisão irónica já que o caso se iniciou com um pedido de indemnização ao contrário.

O processo foi iniciado em 2004 quando a SCO alegou que a Novell infringia os seus direitos de propriedade intelectual sobre o Unix, na sequência da guerra aberta em 2003 contra a comunidade Linux. A empresa processou a IBM e enviou milhares de cartas a outras empresas que desenvolvem produtos para este sistema operativo. Algumas empresas, como a Sun e a Microsoft, acabaram por estabelecer acordos com a SCO para evitar processos legais.

A Novell já tinha recebido uma decisão em seu favor deste mesmo juiz no Verão do ano passado, determinando que a Novell efectivamente detinha os direitos de propriedade intelectual sobre o Unix, mas não tinha sido determinado o montante de indemnização a aplicar.

Notícias Relacionadas:

2007-08-13 - Novell ganha processo legal contra SCO por direitos sobre Unix

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.