No mesmo dia em que o ministro do Trabalho destacou que, pelo segundo ano consecutivo, a taxa de desemprego em Portugal baixou, a Lusa avança que a procura de pessoal especializado em tecnologias de informação continua a ser elevada, principalmente na região norte do país.



O Porto é a cidade focada na notícia da agência, onde se lê que o aparecimento de cada vez mais empresas de base tecnológica tem levado à escassez na oferta de profissionais especializados na área.



Os cursos de engenharia da FEUP são aqueles onde as companhias de tecnologias tentam ir buscar mais talentos do sector, entre as quais são citadas a Alert, PT Comunicações, PT Inovação, Continente, CPC, Indra, Accenture, Critical Software e Qimonda.



Augusto Sousa, director do curso de Engenharia Informática da FEUP refere à agência que, actualmente, saem 70 novos engenheiros da faculdade por ano, com a capacidade do curso a ter aumentado de 50 para 100 alunos nos últimos anos. Na maioria dos casos os alunos acabam o estágio curricular e acabam por ser contratados pelas empresas, o que demonstra a elevada procura de profissionais no sector.



O facto de a maioria dos candidatos a empregos em TI voltar as atenções para Lisboa é outro dos factores que tem condicionado a falta de trabalhadores na região norte, uma das que possui a maior taxa de desemprego do país.



O ITJobs, um site com ofertas de emprego na área das tecnologias, confirma o aumento da procura de novos trabalhadores e, segundo Carlos Andrade, responsável pela plataforma, ofertas de emprego aumentaram de 375 em Janeiro de 2007 para 557 em Abril de 2008, o que demonstra uma "uma clara subida e, se compararmos meses homólogos é quase um crescimento médio de 50 por cento", afirma à Lusa.



Outro indicador do desequilíbrio entre a procura e oferta de trabalho nesta área é o resultado dos concursos de professores para as escolas básicas e secundárias do Ministério da Educação, em que milhares de professores ficam de fora das colocações enquanto que alguns finalistas de informática ficam com lugar garantido logo nas primeiras fases de candidatura.



Notícias Relacionadas:

2008-03-06 - Entrevista: "São precisas mais mulheres no sector das TIC"

2007-10-18 - Microsoft responsável por 43% dos empregos TI em Portugal