Avança hoje a primeira Loja do Cidadão de segunda geração. O primeiro espaço desta nova fase de lojas com serviços para o cidadão está em Odivelas e reúne um conjunto de novidades, que passam pela possibilidade de aceder a serviços públicos através da Internet, com a ajuda de um funcionário.



Estas novas lojas contam também com balcões multiserviço, onde o cidadão pode resolver questões relacionadas com vários ministérios, num único balcão e com ajuda do mesmo funcionário. Um exemplo é o balcão perdi a carteira que também integrará a nova geração de lojas, o balão dedicado a serviços para as empresas.



Pela primeira vez as Lojas do Cidadão passam também, agora em Odivelas e até final de 2008 nas 30 lojas que serão lançadas, a poder tratar de questões relacionadas com os serviços municipais. Esta medida facilita a resolução de processos de licenciamento, por exemplo, que tipicamente implicam o recurso a serviços públicos centrais e locais. Ao juntá-los no mesmo espaço o Governo, com a colaboração do poder local, diz querer contribuir para a desburocratização e maior rapidez na resolução de questões.



A introdução de pontos de acesso à Internet nas novas lojas é outra das grandes apostas do governo nesta segunda geração de Lojas do Cidadão, que pretende dar resposta ao facto de existirem um número cada vez maior de serviços públicos online, evolução que não tem sido acompanhada na mesma medida pela expansão do acesso à Internet.



As Lojas do Cidadão de segunda geração, que o governo quer abrir a seguir, terão uma panóplia de serviços adaptada às necessidades de cada região.



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