
A Comissão Europeia, a ENISA e países da UE discutem esta terça-feira, dia 18 de junho, o chamado esquema de certificação de cibersegurança europeu (EUCS), que visa ajudar governos e empresas a escolherem fornecedores seguros para serviços de computação na nuvem.
Apresentado em 2020, o projeto passou por várias alterações, com uma das versões mais recentes a retirar os requisitos de soberania que obrigavam as tecnológicas norte-americanas a formar joint ventures ou cooperar com empresas da UE para armazenar e processar dados, de modo a aspirarem ao mais alto nível do “selo” de cibersegurança da UE.
Mais de 20 grupos industriais vêm agora defender um EUCS “inclusivo e não discriminatório” que apoie a livre circulação de serviços em nuvem na União Europeia como essencial “para que seus Estados-membros prosperem e contribuam para as ambições digitais da Europa, reforçando a sua resiliência e segurança”, referem em comunicado citado pela Reuters.
Tal deve passar por não deixar de fora gigantes tecnológicas como a Amazon, Alphabet e a Microsoft. A remoção de controlos de propriedade e requisitos de proteção contra acesso ilegal “garante que as melhorias na segurança cloud se alinhem com as melhores práticas da indústria e princípios não discriminatórios”, afirmam.
Entre os signatários da carta estão a Câmara Americana de Comércio na UE em vários países, a Federação Europeia de Instituições de Pagamento e outras associações industriais europeias.
Fornecedores de serviços cloud na Europa, como Deutsche Telekom, Orange e Airbus, pressionaram por requisitos de soberania devido a preocupações sobre acesso ilegal a dados por governos de países terceiros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Precisa de renovar o Cartão de Cidadão? Já o pode fazer na app gov.pt -
Site do dia
Sabe onde foram gravados os seus filmes favoritos? Com o CineMapper pode descobrir -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários