Mecânica automóvel, biologia, física e tecnologias da informação, entre outros, foram alguns dos temas que estiveram presentes na segunda edição da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia organizada pela Universidade de Aveiro que decorreu em paralelo com o evento promovido pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT), a Semana da Ciência e da Tecnologia.



O evento, que começou no dia 19, segunda-feira, e encerra hoje, contou até agora com mais 10 mil visitantes, de acordo com Margarida Almeida, do serviço de relações externas daquele estabelecimento de ensino superior. Contabilizando exposições, experiências, palestras, visitas guiadas, conferências e demonstrações, ao todo, as actividades efectuadas foram 103, tendo sido realizadas 500 sessões.



Segundo Margarida Almeida, mais de três quartos das actividades esgotaram, sobretudo as experimentais e que envolveram trabalhos de campo. O perfil dos visitantes abrangeu desde estudantes do pré-escolar aos do ensino superior, técnicos, empresários, docentes e investigadores, "pessoas vindas de todas as zonas do país". Os alunos do ensino secundário, porém, estiveram em maior número, no total. Um dos milhares de visitantes foi o Ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago.



No que toca aos temas que estiveram mais presentes, de referir o automobilismo, em que se destacam uma sessão dedicada à aplicação de materiais de construção de automóveis, um debate sobre o desenvolvimento da indústria deste sector e o impacto da robótica, bem como a apresentação de um carro de plástico, o Ícaro, desenvolvido pelos professores e estudantes de vários departamentos da Universidade de Aveiro.



Já na àrea da biologia, assuntos como o genoma humano, o ADN e a doença de Alzheimer foram alvo de várias conferências e palestras. Nas Tecnologias da Informação e da Comunicação, a Semana foi palco de uma palestra sobre efeitos especiais com o título "2001 - Odisseia no Espaço", que contou com a presença de Collin Arthur, técnico norte-americano radicado em Espanha e que foi responsável pelos efeitos do filme de 1968 realizado pelo recentemente falecido Stanley Kubrik.



Também na mesma àrea foram realizados workshops de vídeo online e uma palestra que ensinou a conceber bibliotecas digitais. Na física, salientam-se as actividades relacionadas com o laser e a holografia.



Notícias Relacionadas:

2001-11-15 - Semana da Ciência e Tecnologia abre as portas aos cidadãos

2001-02-11 - UA promove novo seminário na área da Ciência e da Tecnologia