A utilização dos produtos e das soluções de publicidade da Google gera anualmente em Portugal €2,5 mil milhões de receitas em valor no tecido empresarial português, mais especificamente, potenciando as vendas onlines ou as vendas influenciadas digitalmente. Esta é uma das principais conclusões de um estudo realizado pelo The Boston Consulting Group sobre o “O Impacto Económico da Google em Portugal”.

O estudo analisou não apenas o impacto económico nas receitas incrementais das empresas, mas também o seu equivalente no número de empregos, assim como o quanto os portugueses valorizam os produtos da Google que usam gratuitamente (excedente do consumidor), explica a empresa na informação enviada às redações.

Assumindo uma produtividade média de €21,6 por hora, estima-se que as receitas geradas pelos produtos e serviços da Google em Portugal sejam equivalentes a cerca de 70.000 empregos.

Este valor advém não só da produtividade gerada nas empresas via publicidade (para anunciantes e plataformas de conteúdo), mas também da ocupação de cerca de 10.000 programadores portugueses, cerca de 15% do total, que se dedicam maioritariamente ao desenvolvimento de aplicações para Android.

Apesar de gratuitidade dos produtos da Google - excluindo os de publicidade – o estudo procurou também conhecer o quanto valorizam os portugueses os produtos da Google e quanto estariam dispostos a pagar para não abdicar deles. De acordo com a análise, o valor anual ascenderá em média a €1.400 por utilizador de internet adulto, com diferentes valorizações consoante o produto em questão, mas um terço dos utilizadores afirmou que não abdicaria da função de pesquisa, independentemente do valor da contrapartida oferecida.