A Sharp vai despedir cinco mil trabalhadores, avançam hoje as agências internacionais, notando que o anúncio se segue a uma apresentação de resultados que revela um aumento dos prejuízos face a um ano antes.

Os despedimentos terão lugar ao longo do próximo ano, e representam um corte de 9% na força de trabalho global da fabricante japonesa, acrescenta a Associated Press.

Entre abril e junho de 2012, a empresa registou um prejuízo de 138,4 mil milhões de ienes (1,45 mil milhões de euros), quando no mesmo período do ano anterior os resultados líquidos negativos se ficavam pelos 49 mil milhões de ienes (514 milhões de euros).

As vendas também caíram 28% no último trimestre, para os 458,6 mil milhões de ienes (4,8 mil milhões de euros), em grande parte devido à quebra registada no segmento dos ecrãs de cristais líquidos (LCDs), televisores TFT e telemóveis, explicou a companhia.

Igualmente negras são as previsões traçadas pela empresa para o ano fiscal que começa em março de 2013. A companhia "agravou" as estimativas iniciais (de perdas na ordem dos 30 mil milhões de ienes - 315 milhões de euros) e espera agora um prejuízo de 250 mil milhões de ienes (2,6 mil milhões euros).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico