Oitenta por cento das medidas previstas na edição 2008 do Simplex, com data de conclusão prevista até final de Abril, foram cumpridas. Uma nota de imprensa da secretaria de Estado da modernização administrativa indica que estavam previstas para este período 10 medidas. Quatro ficaram por cumprir, mas foram antecipadas outras duas metas com data de conclusão inicialmente prevista para depois de Abril.



Por executar ficaram as medidas relativas às candidaturas a prémios de alta competição, a renovação da página de Internet do Diário da República e o sistema de reclamações on-line à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial. Assim como, a simplificação do sistema de pagamentos associado aos financiamentos do FEDER e do QREN, detalha a agência Lusa.



Os atrasos foram explicados à Lusa pela secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques que aponta o final do ano como nova data e justifica a revisão de timings com o atraso na realização de concursos que eram necessários para a concretização.



Entre as medidas concretizadas está o reforço da vertente pré-preenchida nas declarações de IRS e procedimentos relacionados com as licenças de caça ou a emissão de certificados de habilitações no ensino superior. Para além da simplificação do processo de registo online de estrangeiros, entre outras.



Para 2008 o Simplex pretende simplificar serviços da Administração Pública em 189 áreas, na maioria de conclusão prevista para o último trimestre do ano.



Notícias Relacionadas:

2008-02-08 - Simplex 2008 volta a colocar enfoque no Cidadão