No ano passado o sistema nacional de compras, que tem vindo a ser implementado pela Agência Nacional de Compras Públicas, ajudou o Estado a poupar 110 milhões de euros.
"Dos 1.200 milhões de euros que são gastos por ano, apontamos para um potencial de poupança de 150 milhões de euros. Em 2009, alcançamos uma poupança de 110 milhões de euros", disse Carlos Costa Pina, secretário de Estado do Tesouro e Finanças.
O responsável, citado pela Lusa, falava na abertura da conferência da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações: Compras Públicas: Mais eficiência ou mais inovação, que decorreu esta manhã em Lisboa.
A Agência Nacional de Compras Públicas foi criada em 2007 com o objectivo de coordenar a renovação dos processos de compras do Estado, tornando-os mais eficientes e geradores de poupanças, uniformizando necessidades e procedimentos.
Já foi este organismo que promoveu a renovação de boa parte dos acordos-quadro para as compras do Estado. Uma das áreas de intervenção foi a frota automóvel que gerou uma despesa de 20 milhões de euros ao Estado no ano passado, com cinco milhões de euros de poupanças.
Para Carlos Costa Pina é sinal do sucesso do sistema de compras que o Estado tem vindo a implementar, a adesão voluntária de organismos que não estão obrigados a isso, como as autarquias ou empresas públicas.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários