Abriu hoje as portas ao público profissional e utilizadores individuais o primeiro Salão de Tecnologias da Informação e Comunicação, um espaço de exposição que herda o lugar deixado em aberto pela Comtec, a feira que reunia a Inforpor e a Expotelecom. O certame, agora organizado directamente pela FIL, ocupa dois pavilhões e concentra uma série de iniciativas e eventos paralelos, a par com a exposição de serviços e produtos.

Em conferência de imprensa, Carvalho Pereira, Director geral da FIL, afirma que só no final do SITIC se poderá fazer um balanço sobre o sucesso da iniciativa, embora garanta que o conceito já provou pelo interesse demonstrado pelas empresas e profissionais do sector. O responsável admite porém que lamenta a ausência de alguns dos principais líderes de mercado no SITIC, adiantando que "seria bom que [estas empresas] também corressem o risco de se apresentarem numa feira e mostrarem o seu valor num ambiente concorrencial".

O responsável garante porém que o SITIC conseguiu a "base mínima crítica indispensável para testar o modelo" e que tem a vantagem de contar com uma série de empresas portuguesas a operar em nichos de mercado com produtos muito inovadores e ambições internacionais.

A expectativa aponta porém para a ideia de que daqui a três edições o SITIC "atingirá as condições e características adequadas à dimensão do sector", sublinha Carvalho Pereira.

No total o SITIC ocupa este ano uma área de 21.921 metros quadrados, com 121 expositores directos, dos quais 17 de origem internacional. Se forem considerados os expositores indirectos estão presentes 160 entidades, das quais 52 internacionais.

2 pavilhões + 1

O SITIC ocupa os pavilhões 2 e 3 da Fil, no Parque das Nações, dividindo entre estes espaços a área de eGovernment e a zona profissional (no Pavilhão 2) e as exposições mais dedicadas ao consumidor final (no Pavilhão 3).

Neste último o visitante pode também encontrar a Casa do Futuro e a zona de Memórias TIC, assim como espaços dinamizados por parceiros, entre os quais se contam a LAN Party - promovida pela PC Guia, a zona de Modding e a Game Party - ambas da Exame Informática, e o Future Park, dinamizado pela Stuff.

No espaço profissional, para além dos expositores das empresas, o destaque vai para o Palco central onde cada um pode reservar um slot de tempo para fazer uma apresentação de um tema à sua escolha.

Eventos paralelos

A par da exposição o SITIC congrega uma série de eventos paralelos, dinamizados por diversas entidades. Durante o dia de hoje decorre uma conferência da APDSI, subordinada ao tema 10 anos de Sociedade da Informação, mas a área de Saúde está também bem representada com o IV Fórum Hospitalar o Impacto dos PAC na gestão dos processos clínicos.

Dentro da agenda há ainda espaço para conferências na área da segurança e tecnologia de comunicações, assim como para os Encontros TIC, que recordam a memória de utilização de equipamentos informáticos e de comunicações que hoje já são consideradas verdadeiras peças de museu.

Algumas das conferências decorrem nos auditórios do Centro de Reuniões, enquanto outras estão marcadas para o Palco Temático.

Notícias Relacionadas:

2006-09-06 - SITIC avança com parceria de diversas entidades ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação

2006-07-28 - FIL recupera feira de tecnologias em Lisboa com SITIC