As vendas globais de telemóveis continuam em queda, mas menos. Os dados da Gartner relativos ao segundo trimestre deste ano foram divulgados hoje e apontam para uma queda de 6 por cento nas vendas efectuadas entre Abril e Junho deste ano, comparativamente com igual período de 2008. A queda é inferior à verificada no primeiro trimestre.

O primeiro trimestre de 2009 foi o mais fraco de sempre, registando uma quebra de 9 por cento nas vendas de telemóveis, relativamente aos primeiros três meses do ano anterior. Este trimestre a diferença relativamente a 2008 foi menor. Os analistas acreditam que o mercado está a estabilizar.

O aumento da procura de smartphones é um dos factores responsáveis pela recuperação verificada. As vendas deste tipo de terminais cresceram 27 por entre Abril e Junho de 2009, relativamente ao mesmo período do ano transacto.

A Nokia continua a liderar no segmento que impulsionou o mercado. Atingiu os 45 por cento de quota de mercado no trimestre em análise, o que representa uma subida de quase quatro pontos percentuais relativamente aos 41,2 por cento que detinha nos primeiros três meses do ano.

A recessão afectou tanto os mercados emergentes como os países mais desenvolvidos. Para o ano, em termos globais, a Gartner espera perdas de 4 por cento.



Não obstante, a analista Carolina Milanesi, citada pela Reuters, afirma que "analisando a procura, se verifica que as coisas estão definitivamente a estabilizar".


Dentro das cinco principais fabricantes de telefones, foi a Sony Ericsson quem registou a maior perda de quota de mercado, muito devido à incapacidade da empresa seguir algumas das principais tendências no fabrico de smartphones, diz a Gartner.

A situação levantou alguns rumores relativamente à continuidade da parceria entre a Sony e a Ericsson, mas as empresas já vieram negar uma eventual cisão, anunciando até estar dispostas a injectar mais capital, se for necessário.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.