Segundo um estudo realizado pela empresa de estudos de mercado Forrester os europeus deverão enviar cerca de 17 mil milhões de mensagens móveis por mês em 2007. A previsão aponta para que a emergência de novas tecnologias menos dispendiosas do que as actuais SMS – Short Message Service –, EMS – Enhanced Messaging Service – e MMS – Multimedia Messaging Service – provoquem a diminuição dos preços por parte dos operadores. Actualmente, um em cada seis europeus clientes de equipamentos móveis utiliza o Instant Messaging em PCs.



Todavia, as nova técnicas de envio de mensagens não irão destronar o SMS que deverá representar dois terços das mensagens enviadas na Europa daqui a cinco anos. Porém, à medida que o seu preço baixa, também as receitas deverão cair para 12 mil milhões de euros, ou seja, 34 por cento menos do valor previsto para este ano.



A Forrester revela ainda que as receitas provenientes das mensagens deverão sofrer um retrocesso inédito daqui a dois anos, à medida que o envio de mensagens SMS estabiliza e passa a custar menos. Está prevista uma descida na ordem dos 16 por cento durante os próximos cinco anos.



De acordo com as estimativas, os utilizadores móveis deverão recorrer aos clientes IM – Instant Messaging – por telefone e redes GPRS cada vez mais disponíveis. Por seu lado, os serviços móveis de correio electrónico também deverão crescer.




Quanto às EMS prevê-se que apenas um em cada cinco utilizadores recorra a elas no futuro, todavia, a Forrester sugere que o IM vai representar 19 por cento do tráfego total de mensagens em 2007 e 10 por cento das receitas, já o MMS vai obter 8 mil milhões de euros em receitas.



Notícias Relacionadas:

2002-04-25 - Mensagens SMS representam 12 por cento das receitas dos operadores móveis na Europa

2002-03-12 - Fabricantes de telemóveis publicam directrizes de incentivo ao EMS

2002-01-03 - Mensagens SMS na época de festas chegam perto dos 70 milhões nas redes móveis em Portugal

2001-06-04 - Mensagens de texto em SMS ultrapassam 16 mil milhões mensais