O treinador polaco László Bölöni conquistou na sua primeira temporada em Portugal uma dobradinha, vencendo o campeonato e taça de Portugal ao serviço do Sporting, exatamente há 20 anos, na época de 2001/2. O seu nome ficou marcado na história, mas também o seu famoso bloco de notas, onde o técnico fazia as anotações táticas, que ainda hoje faz correr tinta. Se fosse na atualidade, provavelmente o técnico teria um tablet ou qualquer outro dispositivo mais prático para tirar notas, ou então, o software CoachISM, aquele que pretende ser o consultor inteligente de qualquer treinador, uma vez que existe cada vez mais uma maior simbiose entre a tecnologia e o desporto.

A solução é da agap2IT, uma ferramenta que pretende facilitar o trabalho dos treinadores de futebol. O CoachISM tem como objetivo ajudar nos processos diários de gestão de dados, para que possam ser tomadas melhores decisões. Assim, o técnico pode organizar o seu trabalho em tempo real, definir as tarefas e planos, mas também melhorar a comunicação entre cada um dos membros, assim como o acompanhamento dos atletas.

Veja na galeria imagens do Software CoachISM

Cada vez mais os melhores resultados desportivos devem-se à sua simbiose com a tecnologia, neste caso, uma plataforma que reúne a informação, muitas vezes dispersa, para consulta. Para já, esta plataforma, que foi lançada em agosto, está a ser testada por um grupo selecionado de 19 treinadores de equipas de futebol masculino e feminino, nos diversos escalões das ligas portuguesas, mas também em Espanha e Suíça.

Filipe Esteves, Head of CoachISM, explicou ao SAPO TEK que a plataforma facilita o cruzamento e acesso à informação, permitindo encontrar as melhores soluções. “É possível ter uma visão 360 do jogador e os treinadores estão mais capacitados para se organizarem no planeamento de todo o treino, na preparação e avaliação de competições e também dos jogadores”. O software CoachISM permite um maior controlo do treino e efetuar uma avaliação mais eficaz aos jogadores, sejam em termos psicológicos, técnicos ou físicos, explica o responsável pelo software.

"É possível ter uma visão 360 do jogador e os treinadores estão mais capacitados para se organizarem no planeamento de todo o treino, na preparação e avaliação de competições e também dos jogadores", Filipe Esteves, Head of CoachISM.

O software CoachISM acaba por ser um subproduto da plataforma FootballISM, que nasceu na Academia de Alcochete, numa parceria inicial com o Sporting Clube de Portugal. Este visava gerir todos os processos e departamentos do clube, que deu origem à consultora Agap2IT. Projeto que foi comercializado em 2017, depois de três anos e meio a desenvolver o produto, somando-se cinco anos, se contabilizar o processo de pré-produção. Segundo Filipe Esteves, as plataformas são muito semelhantes, mas ao passo que o FootballISM é uma plataforma geral para os clubes (utilizado pelo clube de Alvalade, Vitória SC e o Estoril Praia), o CoachISM é orientado especificamente para as equipas técnicas.

A ideia do projeto, como referido anteriormente, nasceu no seio do Sporting, por volta de 2011, quando o clube ambicionava ter uma plataforma para gerir toda a operação do clube, fossem os treinadores, médicos ou scouts, com o objetivo de centralizar toda a informação. E com o interesse manifestado por outros clubes no sistema de software da empresa, isso permitiu o seu crescimento.

Questionado sobre a possibilidade de utilizar a plataforma em outras modalidades, além do futebol, o responsável afirma que o CoachISM é apenas para treinadores de futebol. Mas a empresa desenvolve tecnologia para qualquer desposto. Um terceiro produto chama-se Sports ISM, um projeto criado em parceria com o Centro de Alto Rendimento do Jamor. Este projeto tem como base o FootballISM, nas suas vertentes de acompanhamento dos atletas, mas a sua área técnica foi adaptada ao desporto individual, neste caso com o foco no treino físico. “São aspetos que nos ajudaram a melhorar também os outros produtos que temos”.

CoachISM

Para já, a ferramenta ainda não oferece táticas pré-definidas. Terá de ser o treinador a criar os seus esquemas táticos. No entanto, afirma que tem planeado para 2022 a possível compra de packs temáticos, ou seja, a oferta de um modelo de jogo dentro do sistema associado a um treinador de renome, no momento da subscrição. Imagine, por exemplo, comprar um pack dedicado às táticas do José Mourinho ou do Jorge Jesus, ainda que a empresa não tenha revelado nenhuma parceria efetiva com os grandes nomes do futebol.

Por enquanto, o software tem vindo a ser utilizado em grupos de teste, em equipas de sub19, sub17 e sub16 do Famalicão e a equipa feminina do UD Almeria. “O feedback foi bastante bom na usabilidade e no design da ferramenta. Falta-nos, no entanto, limar algumas arestas: algumas funcionalidades como a aplicação do atleta ou os esquemas de treino dinâmicos, que já existem no FootballISM, ainda estão a ser transportadas para o CoachISM”.

Com quase 10 anos no mercado, seis envolvido com o Sporting e os restantes com os diferentes clubes, a empresa tem recolhido feedback para melhorar o sistema. No entanto, “nem todos os treinadores apreciam o mesmo tipo de funcionalidades. E é, por isso, difícil encontrar o equilíbrio que agrade a todos, mas estamos confiantes que o rumo desta ferramenta está a ir ao encontro daquelas que são as melhores práticas dos diferentes treinadores”.

Confrontado sobre elementos interativos e com gameplay, como por exemplo, a oferta de Football Manager que faz as delicias dos “treinadores de bancada”, a empresa diz que não está nos seus horizontes entrar no mundo do gaming, salientando que este mercado está sobrelotado. “Mas, quem sabe, no futuro possamos criar um produto direcionado a aspirantes a treinador para que estes possam experimentar de forma gratuita como funcionaria um sistema destes”.

A empresa lembra ainda que o CoachISM oferece uma versão de teste de 30 dias para qualquer aspirante a treinador poder saber o que é a criação de um microciclo ou executar um esquema de treino. Ou porque não, fazer uma análise de um adversário. Findo o período de experimentação, a assinatura do serviço começa nos 9,90 euros para o plano de início, num total de quatro modalidades até ao mais caro, de 49,90 euros, com mais treinadores e equipas, assim como capacidade de armazenamento.

Nos planos para 2022, além do terceiro produto SportsISM, a empresa vai criar a marca ISM Improving Sports focada em Sports Tech. “O objetivo desta futura marca será potenciar a nossa presença no mundo do desporto, não só no crescimento dos produtos que já temos, como o lançamento em novos mercados no panorama desportivo”, conclui Filipe Esteves.

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