Foi hoje apresentada aos clientes e jornalistas a estratégia da Microsoft Business Solutions, a unidade de negócios que integra a Navision depois da recente aquisição da empresa dinamarquesa. Esta divisão independente da Microsoft integrava já a Great Plains, Microsoft bCentral e era até agora conhecida como Microsoft Great Plains Business Solutions.



Ainda pouco representativa no mercado português, esta divisão toma agora um novo fôlego com a junção da Navision Portugal, que está presente com subsidiária directa desde 2000 e que segundo Paulo Leal, agora Country Manager desta área, detinha já mais de meia centena de clientes e 15 parceiros para integração e suporte das soluções. As expectativas são elevadas apesar da actual conjuntura económica, já que o mercado potencial é muito vasto e a Microsoft garante capacidade de investimento e de desenvolvimento de negócio.



Paulo Leal confirmou ainda que a integração da Navision está em Portugal bastante avançada, embora algumas componentes se devam manter autónomas da Microsoft, nomeadamente em termos de vendas e de suporte e desenvolvimento.



Suportando actualmente as aplicações da Great Plains, Microsoft bCentral e Navision, a Microsoft Business Solutions vai desenvolver a próxima geração de aplicações dentro da Microsoft Business Framework. A manutenção da oferta das soluções de negócios da Great Plains e da Navision permitem a esta nova divisão da Microsoft dar resposta às necessidades de empresas de diferentes dimensões, num mercado considerado muito fragmentado.



A aposta na arquitectura .NET e no conceito .NET-connected é assumido como fazendo parte da estratégia desta unidade de negócios, mas os responsáveis da Microsoft Business Solutions asseguram que a transição se fará ao ritmo dos clientes. A empresa assume ainda uma "declaração de compromisso aos clientes" com licenças Great Plains, Solomon, Navision ou Axapta de evolução para a solução .NET sem necessitar de adquirir funcionalidades para as quais já possui licenciamento. Isto porque as equivalências de funcionalidades entre as soluções actuais e a solução .NET estão incluídas no Enhancement Program/Update Program.



A Microsoft Business Solutions anunciou ainda hoje a solução de gestão integrada para a Web, Navision 3.60, dirigida às pequenas e médias empresas. A solução, anteriormente designada Attain, integra funcionalidades User Portal, Commerce Portal e Commerce Gateway.

Notícias Relacionadas:

2002-07-12 - Microsoft revela o seu primeiro pacote de CRM

2002-07-12 - Microsoft conclui processo de aquisição da Navision

2002-05-16 - Navision lança solução de integração de processos Navision Attain