A SAP e a Google anunciaram hoje uma parceria que vai dar aos clientes das soluções de Business Analytics da empresa a possibilidade de acederem, em tempo real e de forma geolocalizada, a grandes volumes de dados de negócio, recorrendo ao serviço de mapas da Google.

A integração com o Google Maps vai permitir à SAP integrar nas suas soluções funcionalidades que tirem partido da interatividade, dinamismo e detalhe dos mapas da Google.

Para além da visualização e análise de dados e informação de negócio geolocalizada, as novidades vão permitir tirar partido de ferramentas como as vistas de satélite e de rua, incluídas na plataforma criada pela gigante das pesquisas.

O objetivo da SAP é "tornar mais clara a avaliação dos dados e mais fácil e eficaz a análise da informação", explica num comunicado à imprensa.

"Esta parceria vai tornar mais fácil analisar negócios num contexto geoespacial que potencia a compreensão da informação, a deteção de tendências globais, locais e regionais e a antevisão do impacto de diversos cenários e projeções de negócio em termos geográficos e de mercado, ajudando os decisores a melhorar a eficiência e a rentabilidade" afirma Paulo Coelho, diretor de business development and solutions da SAP Portugal, citado na nota aos meios.

Embora não avance datas para a disponibilização das novas funcionalidades, a fabricante de software refere que a integração deverá acontecer "a muito curto prazo".

Adianta-se ainda que as empresas "têm vindo a colaborar para que as aplicações empresariais beneficiem das capacidades de ferramentas como Google Maps, Google Earth e Google Docs".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico