O reforço da posição da Sonae SGPS na Sonaecom aumenta assim para os 74%, uma vez concretizada a opção de compra da posição detida pela Orange, empresa do grupo France Telecom.
O direito de preferência na compra da quota do operador francês estava previsto num acordo assinado pelas partes em fevereiro deste ano. Uma vez acionado e concretizado pela Sonae, o negócio deixa a France Telecom completamente fora do capital da empresa que detinha a Optimus, antes da fusão realizada entre esta e a Zon Multimédia.
Com a operação, a Sonae SGPS comprou mais de 73 milhões de ações da Sonaecom e aumentou em 20% a posição detida na empresa, que inclui ativos como a Saphety, a WeDo ou a Mainroad.
A France Telecom era acionista da Sonaecom há mais de uma década. Nos últimos anos foi por diversas vezes notícia a intenção do operador francês de alienar a posição detida na operadora portuguesa.
No entanto, essa vontade concretizou-se apenas este ano e na sequência da operação de fusão que retirou da empresa portuguesa o controlo do seu ativo mais relevante, a Optimus.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários