A Sonaecom e a empresa liderada por Isabel dos Santos, principal acionista da Zon, chegaram a acordo para a fusão da operação de telecomunicações do grupo nortenho com a empresa liderada por Rodrigo Costa.



A comunicação do acordo acaba de ser publicada no site da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e indica que as administrações da Sonaecom e da Kento Holding Limited e Jadeium BV (parte da mesma holding) alcançaram "um acordo no sentido de promover junto das administrações da Zon Multimédia, SGPS, S.A., ("Zon") e da Optimus SGPS, S.A. ("Optimus SGPS") uma operação de fusão entre as duas empresas, por incorporação da Optimus SGPS na Zon".



As condições da fusão serão agora discutidas pelas administrações da Optimus e da Zon, encarregues de alinhar os termos do acordo que posteriormente será colocado à apreciação das respetivas assembleias gerais.



"A Sonaecom e a Kento/Jadeium acordaram ainda que considerariam como aceitável uma relação de troca baseada numa valorização da ZON correspondente a 150% da Optimus SGPS, sem prejuízo da disponibilidade para considerarem relação de troca diferente", pode ler-se no mesmo comunicado.



Os rumores de uma fusão entre a Zon e a Optimus são antigos e os responsáveis das duas empresas já tinham admitido que a operação fazia sentido. A conclusão das negociações com os acionistas de referência de ambas as partes culminou na mesma decisão.



No comunicado enviado à CMVM as empresas esclarecem que a negociação prévia do acordo entre ambas não pretende "substituir-se aos órgãos competentes da Zon e da Optimus". A iniciativa procura antes "impulsionar um processo".



"A Kento/Jadeium e a Sonaecom entendem que a fusão entre a Zon e a Optimus SGPS
permitirá obter uma optimização de recursos significativa e uma maior eficiência e rendibilidade", acrescenta a mesma fonte.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira