Os números não enganam: o mais recente videojogo baseado em Spider-Man vendeu qualquer coisa como 13 milhões de cópias, o que é um número considerável para um título exclusivo de uma única plataforma, ainda que seja a PS4. O sucesso esteve aliado à qualidade do videojogo desenvolvido pelo experiente estúdio Insomniac Games. E já a olhar para o futuro, para a sua próxima geração de consolas, a Sony decidiu avançar para a compra da produtora liderada por Ted Price.

Ainda assim, a aquisição do estúdio, por um valor não revelado, acaba por ser apenas uma consolidação de uma longa parceria. Ao longo das gerações de consolas PlayStation, a Insomniac Games foi responsável por algumas das séries exclusivas mais emblemáticas, entre elas Spyro the Dragon (que agora é da Activision e multiplataforma), Ratchet and Clank e Resistance.

Depois de algum desligar da parceria, o estúdio fez um exclusivo para a consola rival, Sunset Overdrive, um jogo de ação em mundo aberto e repleto de humor, que acabaria por ser o título que lhe concederia a tarefa de dar uma nova vida ao famoso Homem-Aranha nos videojogos, uma decisão feita pela Marvel e Sony que acabou por ser vitoriosa.

Em carta aberta aos fãs, Ted Price destaca que o acordo é sentido como uma espécie de “regresso a casa”, dada a colaboração de mais de 20 anos com a fabricante nipónica. Para a história ficaram os cerca de 20 títulos desenvolvidos para as quatro gerações de consolas, originando seis séries de jogos. “Ainda continuamos a trabalhar de forma próxima com muitas das pessoas da Sony com que interagimos quando lançámos o Spyro the Dragon original em 1998”, destaca o líder do estúdio.

tek insomniac games

O executivo refere ainda que a decisão de juntar forças com a Sony vai mais longe que a simples familiaridade. A sua visão para criar experiências positivas e com impacto na vida das pessoas ganha uma nova dimensão na família World Wide Studios da Sony, para projetos com uma escala maior. “Hoje arranca um novo capítulo na evolução e crescimento do estúdio”, refere Ted Price, assegurando que o negócio irá manter intactas as operações da empresa, incluindo os seus diferentes estúdios: Burbank, Durham e NC Studios.

Certamente que uma sequela de Marvel's Spider-Man será um excelente "cartão-de-visita" para a próxima consola da Sony.