Adivinha-se um processo legal longo e pouco equilibrado, aquele que colocava a fabricante japonesa Sony e a sua equipa de cinco advogados, contra o hacker de 21 anos George Hotz, também conhecido por Geohot. Ele é o autor do primeiro código completo publicado, para contornar os mecanismos de segurança da PS3 e permitir jogos piratas. Um feito com direito a um vídeo explicativo que mostrava como implementar o jailbreak.



A Sony é a dona da PlayStation 3 e agiu com todos os meios à disposição para proteger o seu "tesouro", avançando para a justiça. Primeiro conseguiu algumas restrições à divulgação de informação pelo jovem, mas o processo continuou. Agora foi dado por terminado pelas partes, que chegaram a um acordo extra-judicial.


Nos termos do acordo, o hacker compromete-se a não publicar informações que forneçam uma receita para contornar os mecanismos de segurança da consola da Sony e até diz: "nunca foi minha intenção causar problemas aos utilizadores ou tornar a pirataria mais fácil", cita a imprensa internacional.


Por seu lado, a Sony compromete-se a "abandonar este litígio", como explica Riley Russel, representante da Sony Computer Entertainment America (SCEA), que interpunha o processo.
"As nossas razões para avançarmos com este processo era proteger a nossa propriedade intelectual. Acreditamos que o acordo e as ordens judiciais garantem esse objectivo", acrescentou.


A Sony foi recentemente vítima de ataques ao serviço online da PlayStation, uma vingança coordenada pelo grupo activista Anonymous, em reacção às duras políticas da Sony contra os hackers.


Os ataques pararam para não prejudicar os utilizadores mas para Sábado 16 de Abril já estava prometida nova acção contra o site da fabricante. Será que com o acordo agora assinado com George Hotz vai manter-se?