A Sony anunciou que quer vender a participação na joint-venture que detém com a Samsung para a área de ecrãs e televisores LCD, a S-LCD. O negócio está apenas a aguardar a autorização das autoridades da concorrência.

O acordo, que prevê o pagamento de cerca de 720 milhões de euros em dinheiro (1,08 biliões de wons coreanos) pela gigante sul-coreana em troca dos 50% da fabricante japonesa, deverá estar concluído em janeiro, avança a Associated Press, citando um comunicado da Sony.

A decisão enquadra-se na nova estratégia da companhia para área de televisores, a respeito da qual tinham sido revelados os primeiros planos em outubro. Na altura, havia já rumores sobre uma possível alienação da participação na S-LCD, criada em 2004.

O objetivo da Sony é reduzir custos na produção de ecrãs, estando estimada uma poupança na ordem dos 490 milhões de euros, acrescentam alguns meios especializados.

A empresa deverá continuar a comprar à Samsung (e a outras fabricantes) os ecrãs LCD a preços de mercado, estando prevista uma nova parceria para esse fim. Segundo a AP, a queda dos preços de mercado das TVs e ecrãs fez com que tenha passado a ser mais vantajoso para a empresa comprar os ecrãs a preços de mercado do que investir na sua produção.