A Sony tem vindo a baixar os custos de produção da PlayStation 3 no último ano embora tal estratégia não tenha sido suficiente para conquistar os objectivos a que se propôs aquando o lançamento da consola.



Segundo um estudo da iSuppli, os custos de produção do equipamento baixaram 35 por cento em relação aos dispendidos no ano passado. A primeira geração da consola tinha um custo de 690,23 dólares, enquanto agora se fixa nos 448,73 dólares.



Pelas estimativas da consultora, tal redução implica uma quebra nos lucros da Sony que, por cada consola vendida - a pelo menos 399 dólares, dependendo do mercado -, deverá estar a perder, em média 40 dólares. Mesmo tendo resultados positivos noutros segmentos ou produtos, como nos videojogos ou consolas, a realidade é que as perdas resultantes da venda das PS3 não conseguem ser colmatadas, concluiu a iSuppli.



Por fim, a consultora frisou que, com esta redução de custos de produção, é de esperar que a Sony baixe o preço da PS3, caso contrário os prejuízos não serão suportáveis.