De acordo com a imprensa internacional, a Sony está em busca de empresas tecnológicas interessadas em selar um acordo de parceria para a abertura de um novo serviço de boleias, que contará com as funcionalidades de uma inteligência artificial.

O Nikkei escreve que a Daiwa Motor Transportation, Hinomaru Kotsu, Kokusai Motorcars, Green Cab e a Checker Cab são algumas das empresas contempladas para a criação da plataforma. Neste serviço, adianta o portal, um sistema de IA será utilizado para prever a procura, de forma a que as viagens sejam realizadas da forma mais eficiente possível. Meteorologia, calendários de eventos locais, registos de viagens anteriores e trânsito são apenas alguns dos factores que serão analisados pelo programa.

A empresa não é a única tecnológica nipónica a investir neste segmento que, de acordo com o Nikkei, se encontra em fase de crescimento no país. No passado dia 8 de fevereiro, a Toyota anunciou uma parceria com a JapanTaxi, que vai levar ao investimento de 70 milhões de dólares na Nihon Kotsu, uma das maiores operadoras na indústria japonesa dos táxis. O projeto, neste caso, prevê também o desenvolvimento de um software inteligente que ajude as empresas a agilizar toda a logística por detrás do serviço.

O investimento está a ser aplicado no sector dos táxis porque a legislação não permite o funcionamento de empresas de transporte privado como a Uber. Neste caso, a tecnologia está a ser colocada ao dispor dos motoristas de táxi, como é o caso de algumas aplicações já existentes para reservar a viagem e deduzir o preço da tarifa.