Para alem de se tornar um problema para as empresas e os fornecedores de serviços de acessop à Internet e correio electrónico, o spam está também a afastar os internautas da utilização desta ferramenta de comunicação. Segundo dados de um estudo recentemente revelado pelo Pew Research Center 60 por cento dos cibernautas consideram que o spam motiva "em grande medida" a utilização do seu correio electrónico.

Este estudo surge numa altura em que vários outros relatórios dão conta de que a recepção de emails indesejados, ou spam, é já superior à das mensagens electrónicas válidas. Segundo a mesma fonte, o número de emails a circular diariamente na Internet é de 30 mil milhões.

Para Deborah Fallows, responsável pelo estudo, "os utilizadores estão receosos de que o volume crescente de spam esteja a dificultar o envio e recepção de emails em segurança". Segundo a mesma, "estes queixam-se que o spam chega descontroladamente às suas caixas de correio, impondo-lhes mensagens não solicitadas, enganosas e muitas vezes de conteúdos extremamente ofensivos".

Assim sendo é natural que, no referido estudo, 70 por cento dos mesmos considerem que o spam torna a presença online "desagradável ou aborrecida" enquanto 80 por cento se manifestaram incomodados com o conteúdo enganador e desonesto" do mesmo.

Ainda assim, Deborah Fallows não atribui a esta insatisfação demasiada importância. Para a mesma, "apesar do seu desagrado [face ao spam] os cibernautas mantêm-no sob perspectiva. Para eles, o spam ocupa o seu lugar entre outras coisas aborrecidas da vida como, por exemplo, o telemarketing".

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