A Microsoft chegou a acordo com um dos principais spammers dos Estados Unidos através de um acordo que vai permitir à empresa receber 7 milhões de dólares a título de indemnização. Em comunicado a Microsoft explica que o acordo extrajudicial com Scott Richter, proprietário da OptInRealBig.com e considerado um dos três maiores spammers americanos, é uma "vitória para os consumidores" e também "um passo na redução dos níveis de mensagens indesejadas".
A empresa garante que os sete milhões de dólares recebidos com a indemnização serão quase na totalidade usados para combater o fenómeno do spam. Numa comunicação publicada no seu site a empresa explica que vai dedicar 5 milhões de dólares ao reforço das iniciativas de combate ao spam, ao apoio técnico e da investigação de crimes relacionados com a utilização de PCs, assim como ao reforço da colaboração com entidades públicas e privadas. Da verba recebida, a Microsoft diz que vai usar mais um milhão para facilitar o acesso aos computadores na comunidade pobre do Estado de Nova Iorque.
A Microsoft avançou com um processo judicial contra o spammer ainda em 2003 imputando-lhe a responsabilidade pelo envio de 8 mil mensagens com 40 mil declarações fraudulentas.
Com o fim do processo Scott Richter aceitou um acordo extrajudicial com a empresa de software, depois ter já pago 50 mil dólares em penalizações e custas do processo ao Estado de Nova Iorque, comprometendo-se ainda a fazer alterações às suas práticas de envio de informação via email, passando a escolher como destinatários apenas aqueles que mostraram interesse em receber a sua informação.
Notícias Relacionadas:
2004-12-27 - Estados Unidos produzem a maioria das mensagens de spam que circulam no mundo
2003-06-20 - Microsoft alarga combate ao spam nos Estados Unidos e Europa
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Novo olhar telescópico mostra como os planetas nascem no caos -
App do dia
The Abandoned Planet é uma aventura com puzzles passado nos confins do espaço -
Site do dia
Me.bot: Um sistema de gestão pessoal e organização de memórias que evolui com o tempo -
How to TEK
O smartphone está com comportamento estranho? Conheça os sinais que indicam ter spyware instalado
Comentários