António Costa juntou-se à Volta Nacional Simplex e anunciou oficialmente o programa Startup Simplex. Na prática é um concurso para encontrar e financiar as três melhores ideias que ajudem a simplificar a Administração Pública. A entrega de propostas vai arrancar já em março.

“A simplificação administrativa é uma atitude, uma prática constante e é um processo que tem de ser vivido em continuidade. E um passo novo que damos no processo de construção deste Simplex 2016 é precisamente o grande desafio que é lançado à comunidade empreendedora e que designados de Startup Simplex”, explicou o primeiro-ministro em conferência de imprensa.

“No fundo é um convite que lançamos a todos os que são empreendedores, todos os que têm desenvolvido projetos ou querem desenvolver projetos ou aplicações que permitam servir a Administração Pública na sua relação com os cidadãos e com as empresas, tendo em vista cada vez mais incorporar essa inovação no funcionamento da Administração Pública”, acrescentou.

Os projetos selecionados ao abrigo do Startup Simplex vão depois ser desenvolvidos e implementados até maio de 2017.

“Se pouparmos na burocracia podemos investir melhor no que é essencial e concentrarmo-nos naquilo que devem ser as funções efetivas e reais do Estado. O Estado não pode ser um entrave à competitividade, tem de ter atitude empreendedora com os que investem para ter uma administração pública amiga da competitividade e inovação, o que é essencial para crescer e criar riqueza e postos de trabalho", defendeu o primeiro-ministro, citado pela agência Lusa.