A SWORD Health é uma startup portuguesa responsável pela criação de uma solução para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas. Desde a sua criação, em 2015, já viu o seu número de clientes a aumentar em 12 vezes. A empresa foi considerada, não só a melhor startup de saúde, como a melhor portuguesa na edição do ano passado da gala Scaleup Portugal, entre as 25 candidatas finalistas.

A empresa revelou agora que foi avaliada em 2 mil milhões de dólares, sendo a startup portuguesa que mais rapidamente se tornou num “unicórnio”. Isso deveu-se a uma nova ronda de investimento de 189 milhões de dólares, elevando o seu valor em 2 mil milhões de dólares. O investimento vai acelerar a expansão global da SWORD Health, mas também intensificar o desenvolvimento de novas terapias digitais. A empresa portuense espera recrutar ainda 300 novos colaboradores, tanto em Portugal como a nível global, nos próximos meses.

Scaleup Portugal: Sword Health é a melhor startup em Portugal
Scaleup Portugal: Sword Health é a melhor startup em Portugal
Ver artigo

Esta ronda de financiamento de Série D, foi liderada pela Sapphire Ventures, mantendo a participação de novos e atuais investidores, entre eles a General Catalyst, a Transformation Capital, a Khosla Ventures, a Founders Fund, a Bond, a Green Innovations, entre outros. No total, até ao momento, a empresa recebeu mais de 320 milhões de dólares entre as diferentes rondas de investimento.

Veja na galeria imagens da solução da SWORD Health:

Em janeiro de 2021, a SWORD Health fechou outra ronda de Série B de 25 milhões de dólares, e antes, em junho de 2020, obteve 85 milhões de dólares em ronda C.

Considerando a sua área de atuação na saúde, a empresa diz que as patologias músculo-esqueléticas representam o maior custo de saúde a nível mundial e são uma das principais causas de dor crónica e incapacidade, afetando mais de 2 mil milhões de pessoas a nível mundial. O investimento pretende acelerar o tratamento destas patologias através de novas terapias digitais, desde a prevenção até aos cuidados pós-cirurgia.

“Tem sido verdadeiramente gratificante ver o impacto que a SWORD está a ter em milhares de pessoas em todo o mundo. Com esta nova ronda de financiamento, vamos acelerar a criação de valor para os nossos clientes, à medida que continuamos a construir a principal solução digital para tratamento de patologias músculo-esqueléticas no mundo dos cuidados de saúde, disponível em qualquer lugar e para todos", acrescenta o fundador da startup, Virgílio Bento.

Número de unicórnios é o maior de sempre e startups portuguesas contribuem para isso
Número de unicórnios é o maior de sempre e startups portuguesas contribuem para isso
Ver artigo

A empresa diz que é uma das startups com maior crescimento nos Estados Unidos no último ano. Conta com mais de 150 empresas como clientes, tendo valorizado em 20 vezes a sua valoração.

De salientar que o número de unicórnios atingiu o maior valor de sempre a nível global, mas conta com startups portuguesas a contribuir para isso. As presenças portuguesas mais destacadas nesta tabela são da Talkdesk e da Outsystems, que ocupam respetivamente a 38 e 39ª posições do ranking, com valorizações de 10 e 9,5 mil milhões de dólares. Já este ano, outra empresa portuguesa ajudou a aumentar o clube dos unicórnios, a Feedzai, que alcançou o estatuto em março deste ano. Joga para já no mesmo “campeonato” que outra startup de ADN português, também convertida já este ano em unicórnio, a Remote. A nova atualização de valor da SWORD Health vai certamente adicionar a empresa portuguesa nessa lista de “elite”.