A Symantec adquiriu a Clearwell Systems, uma empresa conhecida pela sua plataforma de eDiscovery, que também actua no mercado de arquivo e backup. O negócio está avaliado em aproximadamente 390 milhões de dólares e deverá estar concluído no terceiro trimestre deste ano.

Com a transacção, que ainda terá de aguardar pelas aprovações regulamentares habituais, a Symantec alarga o seu portfólio de soluções de gestão de informação.

"A informação cresce a taxas sem precedentes e o maior desafio para os clientes é proteger, gerir, fazer backup, classificar e localizar essa informação com eficiência", refere Deepak Mohan, vice-presidente do Grupo de Gestão de Informação da Symantec.

As soluções da Clearwell contribuirão para aumentar os recursos da Symantec na oferta de serviços de arquivamento e backup, refere o mesmo responsável, e mais especificamente no que diz respeito ao produto Enterprise Vault, "criando uma solução de 'ponta a ponta' para equipas de TI e utilizadores de departamentos jurídicos".

Deepak Mohan considera também que a aquisição posiciona a sua empresa como líder no segmento de software eDiscovery, que, segundo dados da Gartner, tem crescido a uma taxa anual composta de 14%, num mercado que em 2014 deverá valer 1.700 milhões de dólares.

O anúncio da compra surgiu quase em paralelo com a apresentação de resultados da Symantec para o quarto trimestre fiscal, terminado a 1 de Abril. Durante este período, a empresa de software de segurança conseguiu 1,67 milhões de dólares de receita, correspondentes a um crescimento de nove por cento, face ao trimestre homólogo.