A Symbian – o consórcio internacional constituído pela Motorola, Psion, Ericsson, Nokia e Matsushita, cinco dos maiores fabricantes mundiais de telemóveis e PDAs-, anunciou esta semana que conseguiu reforço de financiamento entre os seus accionistas.



Para já estes comprometeram-se a providenciar mais fundos adicionais proporcionalmente às suas acções. Por seu lado a Sony Ericsson tomou os direitos de subscrição propocionais da Ericsson, transformando-se num novo accionista. Para esta nova fase de desenvolvimento projectado, a Symbian deverá receber um total de 20,75 milhões de libras (34 milhões de euros ou 6,8 milhões de contos), mais do que os resultados líquidos conseguidos até Dezembro de 2001 que foram de 16,9 milhões (27,7 milhões de euros ou 5,5 milhões de contos).


O sistema operativo aberto da Symbian é já considerado pelo presidente da Sony Ericsson, Katsumi Ihara, como um elemento chave na tecnologia GPRS e nos telemóveis de terceira geração, para além do importante papel que desempenha na comunidade constituída por outros fabricantes.


Segundo informações veiculadas pela Gartner Dataquest a indústria está cada vez mais interessada em adoptar o Symbian OS como o sistema operativo standard para os telefones de segunda geração e meia e 3G, o que é comprovado pelo recente anúncio de que a Fujitsu tinha licenciado o Symbian OS, passando a fazer parte de uma já longa lista de empresas – Ericsson, Matsushita (Panasonic), Motorola, Nokia, Psion, Kenwood, Sanyo, Siemens e Sony.


Este será o ano da introdução no mercado dos primeiros aparelhos de GPRS equipados com o sistema Symbian OS v6.1 – apresentado para licenciamento em Abril de 2001 –, neste caso será o telemóvel Nokia 7650, cujo lançamento está previsto para o segundo trimestre.


O empenho das empresas neste sistema operativo demonstra-se também nas palavras do presidente do grupo finlandês Nokia, Matti Alahuhta, que afirma que em 2004 pelo menos metade dos seus equipamentos de terceira geração serão baseados no Symbian OS, cujas licenças representam actualmente, e já contabilizando as nova aquisições, mais de setenta por cento dos remessas globais dos telefones móveis.



Notícias Relacionadas:
2001-08-22 - Intel e Symbian em parceria para dispositivos sem fios

2001-06-28 - Real Networks forma aliança com Symbian

2001-05-29 - Symbian licencia browser móvel da Opera