A Deutsche Telekom e a France Telecom assumiram que estão a negociar a fusão das suas operações britânicas. A concretizar-se, o negócio dará origem ao maior operador móvel do país, com mais de um terço do mercado, diminuindo o número total de players de cinco para quatro.

A actual líder O2, detida pela Telefónica mantém uma quota de 27 por cento, seguida pela Vodafone que controla o mercado em 25 por cento. As operadoras envolvidas no negócio, a T-Mobile do incumbente alemão e a Orange do incumbente francês captam respectivamente 15 e 22 por cento do mercado. Juntas aumentam a quota de mercado para 37 por cento e somam mais de 28 milhões de clientes, para vendas de 9,4 mil milhões de euros.

As sinergias estimadas com o negócio podem atingir os 4 mil milhões de euros, dar ao mercado um novo impulso de concorrência e diminuir drasticamente os custos de operação.

Um acordo definitivo só deve ser assinado em Outubro. O modelo provável é uma joint-venture detida em partes iguais pelas duas empresas.