(Corrigida) Reuniu pela primeira vez a task force criada pela Comissão Europeia para reflectir as principais problemáticas europeias na áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação e sugerir políticas de acção.



O grupo, constituído por gestores de topo da indústria e membros da sociedade civil, vai analisar as principais oportunidades e desafios criadas pela convergência das redes digitais, conteúdos e dispositivos e identificar os principais obstáculos à competitividade do sector na Europa.



Os primeiros resultados dos trabalhos são esperados no final deste ano, altura em que é suposto surgirem as primeiras propostas de acção. Em análise pela task force estarão temas como a incorporação das TIC, Propriedade Industrial para a Competitividade, inovação na I&D - indústria e serviços, competências e emprego, PMEs ou a criação de um mercado único.



Os diferentes ritmos de absorção das TIC, a importância de uma educação para as TIC, a necessidade de apostar em normas interoperáveis, as causas e o impacto da pirataria, importância das patentes, prioridades de investigação serão tópicos a analisar no âmbito dos temas descritos acima.



"Este grupo de trabalho deverá passar-nos novas ideias e recomendações coerentes para promover a competitividade da indústria TIC na Europa", explica Günter Verheugen, vice-presidente da Comissão Europeia.



Entre as empresas com quadros de topo nesta task force estão a Alcatel, a Cisco, a Siemens, a IBM, a Philips, entre outras.



De sublinhar que o sector das TIC contribui actualmente em 5,3 por cento para o PIB da UE, sendo responsável por 20 por cento da produtividade da economia europeia.



Nota de Redacção: Por lapso no título referia-se que as propostas a apresentar pela Task Force para as TIC seriam conhecidas até final do mês, quando na verdade se prevê que sejam apresentadas até final do ano, como aliás referimos no texto.


Notícias Relacionadas:

2006-05-19 - Europa precisa de mais ambição a explorar benefícios das TIC