A Tech Data apresentou hoje em conferência a reorganização da empresa enquanto distribuidora de TI, com uma política centrada nas vantagens para os clientes. É com este pensamento que a empresa vai apostar no mercado nacional com a criação de centros de competência com componentes de backoffice ou call center.

Segundo Jorge Santos, director da empresa "queremos localizar serviços comuns em Portugal, como os de costumer service e administração. Não se trata de desenvolver software mas sim de distribui-lo".

A distribuidora de TI focou a sua estratégia na eficiência dos custos e na melhoria do serviço de maneira que a região EMEA vai partilhar de um armazém central que visa "reduzir o stock existente nos revendedores, garantindo a entrega de encomendas no máximo de 48 horas", acrescentou Jorge Santos.

Uma vez que o número de fabricantes e referências em stock aumentou significativamente, a disponibilidade real de produtos também cresceu. É com base nesta disponibilidade que a procura de qualquer produto vai ser facilitada graças a uma ferramenta de comércio electrónico. Cerca de dois terços das transacções da empresa já são feitas através de ecommerce, mas Jorge Santos acredita que "este valor estará nos 100 por cento muito em breve".

Foi também anunciado que a factura electrónica vai ser imposta aos clientes e que no próximo mês vai ser estar disponível uma ferramenta automática de gestão de contratos que emitirá alertas sobre renovações de licenciamento de software. Outras das vantagens para os clientes portugueses são a especialização em alta tecnologia como o CAD e o Networking e o financiamento de novos projectos com um crédito mínimo de 70 mil euros.

Jorge Santos acredita que com esta reorganização consegue-se adicionar mais soluções às que a empresa já detinha, não tirando a hipótese de entrar em novas áreas de negócio. A empresa não está à procura de novos parceiros, mas encontra-se receptiva.

De acordo com a Tech Data, o volume de negócios nacional em 2004 cifrou-se nos 223 milhões de euros e as previsões para este ano apontam para os 230 milhões de euros.

Notícias Relacionadas:

2005-08-22 - Operação em Portugal distinguida como melhor subsidiária da Microsoft na EMEA

2002-03-23 - Divisão CAD da Tech Data aposta em novo modelo de negócio para impulsionar vendas

2002-02-04 - Tech Data é o novo distribuidor da Toshiba em Portugal