Segundo um relatório recentemente divulgado pela empresa IDC o mercado das Tecnologias de Informação (TI) irá crescer moderadamente a nível mundial durante os próximos cinco anos.

A mesma empresa avança que até ao final de 2007 os serviços relacionados com este tipo mercado irão representar 489,8 mil milhões de dólares, com uma taxa de crescimento anual de 6.7 por cento.

Ainda assim, no curto prazo, a situação económica e geopolítica irá continuar a travar o consumo. Quanto ao ano de 2003, a IDC prognostica um crescimento das receitas de 4 por cento, ainda que este só se comece e verificar mais acentuadamente a partir do segundo semestre do ano.

Numa análise mais qualitativa, o referido estudo adianta ainda que o outsourcing tem sido o principal factor de crescimento no segmento de mercado das TI, com as empresas a delegarem cada vez mais essa área a firmas especializadas. Outra conclusão importante foi a de que os consumidores estão cada vez menos disponíveis a fazer grandes investimentos em TI sem compreender claramente as vantagens das mesmas e terem a certeza da margem de lucro que elas podem trazer.

Por fim, o relatório confirma que as empresas de TI se têm retraido no investimento em novas tecnologias, preferindo antes optimizar equipamentos já lançados no mercado ou reduzir os custos da sua utilização.




Notícias Relacionadas:

2003-02-27 - IDC Portugal revê em baixa estimativas de mercado de TIs para 2002

2002-01-04 - IDC prevê que 2002 será o ano da rápida recuperação das TIs